Como Fazer um Planejamento Semanal de Estudos

A vida de concurseiro é sempre muito corrida e achar tempo para estudar é quase impossível quando o concurseiro precisa conciliar os estudos com trabalho, faculdade e afazeres de casa. Por esses motivos, fazer um planejamento semanal de estudos é essencial para que você consiga bater suas metas e também passar por todo o conteúdo previsto no edital de seu concurso. A primeira coisa a se fazer é abrir o edital e separar os conteúdos para montar o cronograma de estudos.

Você precisa saber exatamente quanto tempo levará para bater todo o edital de seu concurso, normalmente, o tempo para fechar um edital de concurso nível médio e de 3 a 5 meses. Após fechar o edital é hora de focar na parte de revisão e continuar fazendo muitas questões da banca de seu concurso. Vamos ver agora mais detalhes de como fazer seu planejamento semanal de estudos!

Saiba Quais dias da semana irá estudar

 O primeiro passo para fazer o planejamento semanal de estudos e definir quais dias da semana você terá para estudar. Quem trabalha ao longo da semana possui poucas horas por dia e os finais de semana livres para estudar. Você precisa ter em mente que será necessário abrir mão de alguns finais de semana para realizar o sonho da aprovação em um bom concurso público. Caso você consiga estudar durante a semana, poderá separar de 3 a 5 horas de estudo por dia e se você não trabalhar poderá estudar de 8 a 10 horas sem problema algum.

Anote em uma planilha quais dias você tem disponíveis, aqueles dias em que você pode realmente se dedicar aos estudos.

Otimize seu dia para sobrar tempo

 Será que você sabe aproveitar bem as 24 horas de seu dia? Digamos que você durma 8 horas e trabalhe mais 8 horas. Podemos dizer ainda que você perca 2 horas no trânsito todos os dias, ainda sim ainda sobram mais 6 horas livres. Se você quer ter um planejamento semanal de estudos eficiente terá que otimizar seu dia para não perder tempo e aproveitar todo tempo livre para estudar. Acorde mais cedo, durma mais tarde e ache brexas ao longo do dia para estudar.

Leia também >>> Como Passar em Concursos em até 1 ano (http://www.dicasconcursospublicos.com.br/passar-em-concursos-com-1-ano-de-estudo/)

Estude 2 ou 3 matérias por dia

Coloque duas ou três matérias por dia para você estudar ao longo da semana. Não importa qual for o concurso que você vai prestar, estudando 3 matérias por dia conseguir ver todas as disciplinas ao longo da semana, o que é excelente para sempre manter os conteúdos frescos na sua memória. O grande erro de algumas pessoas é querer “zerar” uma disciplina antes de começar a estudar outra. A grande sacada é estudar todas em ciclo e isso é o que fazem os primeiros colocados em concurso.

Conclusão

 Agora que você já aprendeu algumas dicas para fazer seu planejamento semanal de estudo é hora de colocar tudo em prática! Eu, Guilherme Silveira, dou mais dicas de organização e disciplina no Manual da Aprovação em Concursos (http://www.dicasconcursospublicos.com.br/manual-da-aprovacao-em-concursos/), um e-book que fiz com o objetivo de ajudar os concurseiros a saber exatamente no que precisam focar nas principais matérias que caem em concursos. Um grande abraço e bons estudos!

    Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *