Apenas 1 Questão…

Vou contar brevemente como apenas 1 questão me fez ser aprovado em um concurso para a CAIXA ECONÔMICA (Cargo Técnico Bancário).

A prova era formada de 60 questões:

Disciplina Questões Acertos Peso
Língua Portuguesa 10 10 1
Matemática 10 7 1
Informática 10 7 1
Conhecimentos Bancários 30 24 2
Total 60 48

 

O Concurso foi em 2004. O polo de Fortaleza teve uma concorrência em torno de 17.000 candidatos.

Para professores de cursinhos e alunos que fizeram a prova consideraram de uma forma geral o nível das questões de Conhecimentos Bancários, Informática e Matemática entre médio e difícil.

Já o nível da Prova de Língua Portuguesa foi considerado fácil.

Esta disciplina foi justamente o “fiel da balança”.

Quem errou apenas 1 questão de Língua Portuguesa caiu muito na classificação, tendo em vista um nível de erros equilibrado nas outras disciplinas

Minha colocação final foi 65º Lugar. Fui chamado 14 meses após a realização da prova. Se eu tivesse errado apenas 1 questão em Língua Portuguesa minha colocação teria caído para 117° Lugar, demorando assim mais 9 meses para ser chamado.

Resolver Provas possibilita ao candidato ter um diagnóstico exato acerca dos assuntos que precisam ser estudados com mais intensidade e aqueles em que já se alcançou satisfatório nível de acertos e, portanto, não carecem de tanto foco. O estudante que orienta seus estudos conforme o desempenho obtido em resolução de exercícios sabe precisamente quais assuntos deve priorizar.

Dessa forma fica claro que esse tipo de concurseiro certamente terá maior vantagem em relação àqueles que estudam os assuntos de maneira totalmente aleatória e sem nenhum tipo de critério.

Abraço e sucesso nas Provas!

Daniel Monteiro

    Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *