7 Dicas Ninja De Redação Para Concursos

Certamente você está encontrando dificuldade no momento de escrever uma Redação. Isso é o que deixa a maioria dos estudantes para Concursos apreensivos.

A Redação é a parte mais importante de vários Concursos que existem pelo país. A grande dificuldade se dá pelo medo de expor suas idéias em um texto e, claro, não ter domínio sobre a escrita e gramática.

Nesses momentos é preciso que você tenha calma para saber elaborar sua Redação de forma que todos os pontos fiquem bem claros e não se perca nas idéias que irão ao resultado final.

Para deixar você mais tranqüilo na hora de colocar suas idéias e argumentos no papel observe algumas dicas específicas de Redação para Concursos que vão te ajudar enfrentar esta etapa. Vamos lá?

Treinando A Redação Antes Do Concurso

Na fase preparatória é necessário muito treino e esses treinos envolvem:

  • Ler muito – faça leitura de vários assuntos, assim seu vocabulário será enriquecido com palavras e ficará mais fácil você formar opinião. Como dizem – “o bom escritor é obrigatoriamente um bom leitor”.
  • Escreva bastante – quando você passa a escrever com freqüência vai aprimorando suas técnicas de Redação.
  • Faça correção – depois que você escrever um texto o ideal é que peça alguém para ler, pois algum erro gramatical ou de concordância pode passar despercebido por você e outros já conseguem enxergar mais facilmente.
  • Esteja atento à estrutura – lá na época escolar, a professora de português já falava – introdução, desenvolvimento e conclusão. E tem que ser assim. Toda Redação tem que ter um início, desenvolver o assunto e terminar de forma clara.
  • Faça Redação de provas anteriores – é muito comum o candidato treinar com provas anteriores, treine inclusive as redações que te dará uma base de como será a próxima Redação.
  • Marque o tempo – procure marcar o tempo que você gasta para redigir a Redação. Quanto menos tempo melhor que assim irá garantir que não ficará tanto tempo preso à Redação na hora da prova.

BANNER_VIDEO_AULAS

 

A Redação Na Hora Do Concurso

A boa Redação é aquela que vai permite aos examinadores que tenham uma leitura natural, de fácil compreensão, prazerosa e que irá impactá-lo de certa maneira. Veja agora as 7 Dicas Ninja De Redação Para Concurso:

  1. Organize seus argumentos – após atentar ao tipo de texto pedido (os de mais freqüência são os dissertativos argumentativos e os dissertativos expositivos), pense sobre o tema, coloque as idéias num rascunho e organize os argumentos trabalhando causa, consequência e solução. Uma dica ótima é deixar o argumento mais forte para o final. Terminado isso, siga a estrutura para Redação.
  2. Trabalhe a estrutura – como dito anteriormente, a sua Redação tem que ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução você vai abordar o tema de forma clara não muito extensa, com umas seis linhas no máximo. O desenvolvimento que é o “fel” da Redação. É a parte onde você coloca seu ponto de vista e argumenta de forma lógica o raciocínio em uns 2 parágrafos. Já na conclusão você irá apresentar soluções em um parágrafo para o que foi exposto durante o texto. Vale lembrar quea maioria das redações é feita em 30 linhas e com recuo de 2 cm para parágrafos.
  3. Não fuja do tema proposto – às vezes sua Redação pode estar linda, mas você pode ter se perdido e fugiu totalmente do tema. Fique focado ao assunto que a banca está pedindo.
  4. Evite o uso de parênteses, estrangeirismos, ditos populares e gírias–essas coisas podem acabar com sua Redação.
  5. Não tenha excesso de repetições – terminado a Redação, releia e verifique se a mesma palavra aparece diversas vezes, caso aconteça você pode utilizar sinônimos.
  6. Não escreva parágrafos ou frases longas – procure ser claro e objetivo ao expor suas idéias e escreva frases mais curtas.
  7. Complete seu raciocínio – a idéia que estiver expondo tem que ser completada. Senão fica um ar de interrogação, o que causa péssima impressão à banca examinadora.

>>>Vídeo Aula Grátis Revela em detalhes a estrutura da dissertação nos concursos públicos. Saiba o que é realmente avaliado pelas bancas (e nunca mais fique no “escuro”)<<< – CLique no Link Abaixo e Confira:

BANNER_VIDEO_AULAS

Portanto, essas são as 7 Dicas Ninja De Redação Para Concurso. Não estude apenas para a prova objetiva. Treine também a Redação que tem grande peso no resultado. Assim suas chances de ser aprovado irão aumentar.

Bons estudos e sucesso!

 

 

 

 

 

    Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *