4 Motivos Pelos Quais Você Ainda Não Passou Em Um Concurso Público – Conheça O Que Fazer

Muitos sabem que Passar Em Um Concurso Público é um projeto a longo prazo e requer muita persistência.

Assimilar bem os conteúdos requeridos não acontece de um dia para noite. Porém, muitos candidatos têm realmente se dedicado a este objetivo por muito ou por algum tempo e ainda não conseguiram alcançar a tão sonhada classificação. Os que anseiam por uma vaga efetiva como concurseiro enfrentam o desgaste físico e mental, as pressões da família e amigos e ainda a sensação de fracasso quando não conseguem passar durante anos.

Se não quer desistir deste propósito, precisa então Reavaliar Seus Métodos De Estudo E Aprender Com Os Erros. Afinal, vale muito à pena obter um emprego com bom salário, benefícios e estabilidade, principalmente neste momento crítico do país.

Vejamos então alguns motivos que impedem alguns candidatos de serem aprovados nos Concursos:

1 – Ausência De Motivação E Pressão Demasiada

Por mais bem remunerada que seja a vaga de um Concurso, ainda há a necessidade de escolher e focar em uma área que seja atraente para você.

Se escolher o setor bancário, com certeza na maioria das provas o peso será para a Matemática. Se não gosta das exatas ou tem dificuldade com números, cálculos e raciocínio lógico, não encontrará ânimo e terá dificuldade em assimilar os conteúdos requeridos.

Você deve escolher algo que se sinta confortável e que as matérias exigidas lhe sejam agradáveis. Centralize também em apenas uma área específica. Se escolher tribunais, com certeza, o enfoque será Português e Direito, bem diferente dos bancos.

Procure estar perto de pessoas que lhe apoiem; que realmente se interessem pelo seu bem-estar e que vão lhe incentivar mais do que pressionar. Pessoas de bom humor e amigas ajudam muito.

Portanto, você pode não ter passado ainda justamente porque seu emocional não está equilibrado. Pressão demais também é prejudicial.

 

2 – Falha Na Organização E Foco

Você pode ser um candidato extremamente responsável, maduro e aplicado nos estudos, não ter preguiça e que se dedica o bastante. Mas, existe um sério problema se não tem organização com as tarefas e o tempo.

Precisa também Concentrar-se No Objetivo De Passar Em Um Concurso e focar seu intento até consegui-lo.

Falta de organização com as ideias e até com os estudos podem levá-lo ao fracasso, pense nisso.

Siga uma rotina:

Reavalie Seus Compromissos E Otimize Seu Tempo. Procure estudar sempre no mesmo horário e por um determinado momento, de no mínimo, 2 h por dia. Precisa ter disciplina nisto e evitar qualquer coisa que vá tirar sua atenção como: TV, computador, celular, pessoas, barulho em volta, entre outros. Também faça intervalos de descanso, de no mínimo 15 minutos a cada hora.

Seja Equilibrado. Deixe de lago alguns prazeres da vida, beba menos, corra mais, faça mais exercícios para melhorar seu desempenho.

 

3 – Falta De Credibilidade No Próprio Potencial

Se embarcar neste empreendimento sentindo que não conseguirá Passar Em Um Concurso, acreditando que é incapaz ou inferior, já está seguindo pelo caminho errado.

Você precisa entender que pode conseguir, mas, deve agir segundo algumas regras.

Eu sei que o número de pessoas por vaga em um Concurso pode assustar, no entanto, tenha certeza: a maioria vai fazer o exame para tentar mais a sorte do que realmente esteja preparado para tal. E se você se preparou para isto, terá uma chance bem maior que os outros. Por outro lado, se já se empenhou o suficiente e ainda não passou, saiba que você não é o primeiro e não será o último.

Você precisa Ser Forte, Determinado E Acreditar que conseguirá Passar Em Um Concurso, mesmo mediante tropeços, obstáculos e pressões externas. Lembre-se que está com você à decisão de continuar ou não, de persistir e vencer ou de desistir de um sonho.

 

4 – Distração E Pânico No Dia Da Prova

Não adiantará nada se “nadar, nadar e morrer na praia”. O grande dia deve ser Preparado Com Antecedência, tanto fisicamente como psicologicamente.

Precisa Estar Sereno, Calmo, Atento E Positivo, portanto:

  • Organize tudo que deve levar antecipadamente, isso ajuda a estar mais bem preparado.
  • Quando chegar a hora, concentre-se bem e leia com cuidado cada questão. Ao se deparar com algo que não entenda ou não saiba, não fique nervoso e apenas respire fundo e passe para outras questões, aonde se sinta mais seguro da resposta. Depois volte nas perguntas mais complicadas com confiança e coragem.

Que estes alertas e sugestões o ajudem a “colocar o pé nesta jornada” com mais ânimo, otimismo e energia. E que da próxima vez, seu momento seja de vitória – por ter finalmente alcançado sua tão esperada classificação na vaga.

Sucesso!

    Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *