Como Organizar Seus Estudos Depois De Sair O Edital

Como Organizar Seus Estudos Depois De Sair O Edital

Saiu o Edital para o Concurso que você tanto espera! Neste momento é preciso que você faça algumas alterações em sua maneira de estudar para o Concurso.

A forma de você estudar antes e depois de sair o Edital é diferente. Antes do Edital sua atenção é voltada para matérias mais básicas como matemática, português e raciocínio lógico.

Agora que saiu o Edital, nele estará todas as instruções quanto às vagas, inscrições, provas, critérios de avaliação, enfim, tudo sobre o Concurso.

Sendo assim, você precisa se organizar. Daqui a uns dois meses será a data da prova e tem que rever seus estudos inclusive sobre as disciplinas específicas informadas no Edital.

Veja algumas dicas de Como Organizar Seus Estudos Depois De Sair O Edital:

1 – Leia E Analise Todo O Edital

Faça uma leitura minuciosa no Edital. A tendência é só dar uma lida básica, mas se você fizer assim poderá perder algum requisito que está sendo informado. Observe a data das provas, o local, peso, número de questões, disciplinas e programas, etc. A leitura e análise do Edital vai lhe ajudar a se preparar de forma mais adequada.

2 – Tenha O Programa De Cada Disciplina Sempre A Vista

Assim que sair o Edital do Concurso, tenha em mãos o conteúdo programático de cada matéria. Estude apenas os assuntos que serão abordados naquele Concurso.

3 – Verifique Qual Disciplina Merece Mais Atenção

Nem todos os Concursos possuem os mesmo pesos e quantidades de questões. Neste caso verifique qual a disciplina possui mais peso, esta será a que merece mais atenção. Não que as outras matérias tem que ficar para trás, mas o foco deve ser na de maior peso.

4 – Estabeleça Horários

Mesmo que pareça difícil, você tem que arrumar tempo para estudar. O Edital saiu, a data está chegando e você precisa estabelecer horários para se dedicar aos estudos. Se for a noite, no horário de almoço ou acordar mais cedo não importa. O que importa é você estudar. A maioria das coisas boas da vida é conquistada com sacrifício. Pense bem ao definir prioridades.



5 – Elabore Um Quadro De Estudos

Agora que você já tem tudo em mãos, faça um controle de seus estudos em um quadro. Quando algo está sempre à vista se torna mais fácil a execução. Nele você coloca os dias e horários que irá estudar e as matérias por tópicos até chegar nas últimas semanas de preparação.

6 – Faça Fichas-Resumo

As Fichas-Resumo são muito úteis para você fixar e organizar o conhecimento da disciplina estudada. Elas irão realçar o conteúdo presente em sua memória. São feitas em fichas mesmo ou em folhas soltas.

  • Nelas você escreve o nome da matéria e o assunto.
  • Cada assunto fica em uma ficha.
  • Você informa o que é mais relevante.
  • Anota a fonte teórica.
  • Deixe um espaço para futuras anotações.
  • Pode usar cores para destacar.

As fichas-resumos são bem eficientes ao Estudar ParaConcursos, pois com elas seu material ficará bem mais objetivo e de rápido entendimento.

7 – Revisão De Conteúdo

As revisões de conteúdo devem ser feitas regularmente e não apenas às vésperas da Prova Do Concurso. Para isso separe as fichas-resumo e escolha um dia da semana que será exclusivamente para fazer essas revisões.

8 – Resolvendo Exercícios

Nas horas em que estiver estudando para a Prova, elabore questões que lhe permita saber se o que você leu a sua mente registrou. Vá respondendo as questões consultando a teoria nos materiais que possui, isso vai lhe ajudar a fixar o conteúdo e adquirir maior compreensão.

Todo bom candidato usa a estratégia de resolver Provas DeConcursos Anteriores. E claro que esse também é o seu caso. Então, quando você for resolver os exercícios de provas anteriores faça as questões sem consultar e assim você irá verificar se aprendeu.

9 – Descanse Sua Mente

O período de descanso é essencial na Organização Dos Estudos Para O Concurso. Fazer uma caminhada pela manhã ou no final da tarde vai ajudar sua mente a obter maior capacidade de assimilação e concentração, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse causado por tantos estudos.

Portanto, essas são as formas de você Organizar Seus Estudos Depois De Sair O Edital. Se você seguir essas dicas tenho certeza que terá mais qualidade em todo seu aprendizado.

Tenha confiança em você e encare esse desafio!

Sucesso!

 

 

 

    Gostou? Compartilhe!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *